Serviços
Kit Aerossol
Você já sabe o que fazer com os aerossóis que sua empresa não utiliza mais? A resilog8 tem a solução!
Trabalhamos com o kit aerossol para a descaracterização, despressurização e destinação ambientalmente correta de todos os tipos de aerossóis.
Saiba mais sobre os aerossóis
As latas de aerossol e os sprays já fazem parte do nosso cotidiano, sendo utilizada para armazenar desodorantes, odorizadores de ambiente, alimentos, bombas de asma, tintas, lubrificantes, inseticidas e muitos outros produtos. Tóxicos ou não, a maioria dos produtos contidos no interior dos aerossóis são considerados compostos orgânicos voláteis (VOC’S).
Mas muitas vezes na hora do descarte, esse tipo especial de lata não recebe o tratamento adequado. Normalmente ela é descartada NO lixo comum, caracterizando um crime ambiental. O mais indicado é encaminhar esse tipo de produto para EMPRESA ESPECIALIZADA NA DESTINAÇÃO CORRETA (RESILOG8 SOLUÇÕES AMBIENTAIS).
Como funciona?
O aerossol consiste em um sistema que faz com que o conteúdo dentro da lata seja expelido na forma de uma “nuvem” de pequenas gotículas. Isso se dá pela graNde pressão no interior da lata. A pressão se dá pela presença de outra substância, que também se encontra no interior da lata, conhecida como propelente. Normalmente, esse propelente é um gás no estado líquido que, no instante em que a válvula do aerossol é aberta, passa para o estado gasoso, expulsando o conteúdo da lata. Até o final da década de 80, os propelentes mais comuns eram os famigerados clorofluorcarbonos, popularmente conhecidos como CFCs, compostos químicos extremamente danosos à camada de ozônio. Em 1989 foi assinado o Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Empobrecem a Camada de Ozônio, que proibiu a utilização desses compostos no interior das latas. Atualmente, os propelentes mais utilizados são os hidrocarbonetos voláteis, como o propano e o butano, e o gás liquefeito de petróleo (GLP), que representam pequenas emissões de carbono na atmosfera. Ainda assim, são alternativas muito menos danosas ao meio ambiente.
Risco de explosão?
A desvantagem do uso desses propelentes é o fato de serem extremamente inflamáveis, alguns deles explodindo com temperaturas próximas a 50º centígrados. Por isso o uso de aerossóis deve ser baseado em uma série de precauções de segurança e meio ambiente.